sistema de gestão de ocorrências
+2
Admin
Oscar
6 participantes
Página 1 de 1
sistema de gestão de ocorrências
Para os futuros candidatos, aqui vai uma amostra da cerimónia de apresentação do sistema de gestão de ocorrências, com geo-referenciação de recursos e base de dados de informação da PM Sintra, onde se conclui o processo de modernização tecnológica ao nível informático.
Fica também um registo fotográfico do pessoal, para mais tarde recordar. Tratem-nos bem!
Fica também um registo fotográfico do pessoal, para mais tarde recordar. Tratem-nos bem!
Oscar- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 1511
Localização : Mafra
Data de inscrição : 25/02/2009
Re: sistema de gestão de ocorrências
Essa base de dados é exclusiva da PM Sintra ou serve também para partilha de informação com outras forças? Em que consiste essa base de dados?
Hasta la vitoria...siempre!
Alexandre Silva.
Hasta la vitoria...siempre!
Alexandre Silva.
Alexandre Silva- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 390
Idade : 48
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/10/2007
Re: sistema de gestão de ocorrências
Não... Por ora, é exclusiva da PM.
E a Protecção Civil, enquanto orgão coordenador dos meios em caso de catástrofe, utiliza plataformas proprias. No entanto este serviço serve, analogamente, de intermediário entre as forças policias e de socorro do concelho (PSP, GNR, Bombeiros, Sapadores Florestais, etc.) mediante a utilização de uma rede de comunicação comum (rádio).
A referida aplicação da PM, não é mais que uma ferramente de gestão de meios (patrulhas, viaturas, etc.) e geo-referenciação das ocorrências em tempo real. É dotada, igualmente, de uma base de dados que visa a salvaguarda da informação referente às deslocações efectuadas pelas patrulhas.
Dado as viaturas se ejncontrarem dotadas de dispositivos GPS, é possível localizar num ecran a posição das patrulhas, sem prejuízo de comunicações que venham a ser efectuadas regularmente... Serve também para facultar um mapa das ocorrências diárias, mensais, anuais, etc... E há sem pre o factor segurança. Neste tipo de serviço, torna necessário saber, a todo o momento, a localização dos agentes, para sua própria salvaguarda...
E a Protecção Civil, enquanto orgão coordenador dos meios em caso de catástrofe, utiliza plataformas proprias. No entanto este serviço serve, analogamente, de intermediário entre as forças policias e de socorro do concelho (PSP, GNR, Bombeiros, Sapadores Florestais, etc.) mediante a utilização de uma rede de comunicação comum (rádio).
A referida aplicação da PM, não é mais que uma ferramente de gestão de meios (patrulhas, viaturas, etc.) e geo-referenciação das ocorrências em tempo real. É dotada, igualmente, de uma base de dados que visa a salvaguarda da informação referente às deslocações efectuadas pelas patrulhas.
Dado as viaturas se ejncontrarem dotadas de dispositivos GPS, é possível localizar num ecran a posição das patrulhas, sem prejuízo de comunicações que venham a ser efectuadas regularmente... Serve também para facultar um mapa das ocorrências diárias, mensais, anuais, etc... E há sem pre o factor segurança. Neste tipo de serviço, torna necessário saber, a todo o momento, a localização dos agentes, para sua própria salvaguarda...
Oscar- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 1511
Localização : Mafra
Data de inscrição : 25/02/2009
Re: sistema de gestão de ocorrências
muito bem, muito bem
vilapouca- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 822
Idade : 42
Localização : Por aí
Data de inscrição : 30/01/2009
Re: sistema de gestão de ocorrências
Existe comunicação via rádio entre as várias forças policiais?
Hasta la vitoria...siempre!
Alexandre Silva.
Hasta la vitoria...siempre!
Alexandre Silva.
Alexandre Silva- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 390
Idade : 48
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/10/2007
Re: sistema de gestão de ocorrências
Sim. Existe uma rede comum (rádio) disponibilizada pela Protecção Civil às entidades que referi anteriormente, que contituem as forças policias e de socorro do concelho, assim como algumas autoridades administrativas com acção directa, designadamente a PSP, GNR (incluindo EPNA e GIPS), Corporações de Bombeiros, Sapadores Florestais, Parque Natural Sintra-Cascais, Policia Municipal, e alguns outros serviços camarários de cariz operacional...
No entanto, a PM, as forças de segurança, Bombeiros e ProtCivil, mantém as suas redes de comunicação próprias.
No entanto, a PM, as forças de segurança, Bombeiros e ProtCivil, mantém as suas redes de comunicação próprias.
Oscar- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 1511
Localização : Mafra
Data de inscrição : 25/02/2009
Re: sistema de gestão de ocorrências
Ou seja, não temos acesso directo às comunicações da GNR e/ou PSP, antes sim, uma rede, criada, especificamente para manter o contacto entre estas entidades?
bareback- Agente Estagiário!!
- Número de Mensagens : 24
Localização : dentro
Data de inscrição : 30/05/2009
Re: sistema de gestão de ocorrências
Exacto. Mas olha que a lei das pms nunca estipulou que houvesse uma rede, unica, para todas estas forças... Mas que existisse um ligação priveligiadas com as forças de segurança...
"Artigo 11.º (DL 40/200, de 17MAR)
Meios de comunicação
1—No exercício das suas funções, os agentes de polícia municipal utilizam equipamento de transmissão e de recepção para comunicação via rádio.
2—A rede de rádio própria da polícia municipal é, obrigatoriamente, conectada com as redes de rádio locais das forças de segurança, bombeiros e protecção civil."
E como todos sabem, as pms encontram-se excluídas do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP)...
Pelo menos, em Sintra, o que existe, já não é mau de todo...
"Artigo 11.º (DL 40/200, de 17MAR)
Meios de comunicação
1—No exercício das suas funções, os agentes de polícia municipal utilizam equipamento de transmissão e de recepção para comunicação via rádio.
2—A rede de rádio própria da polícia municipal é, obrigatoriamente, conectada com as redes de rádio locais das forças de segurança, bombeiros e protecção civil."
E como todos sabem, as pms encontram-se excluídas do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP)...
Pelo menos, em Sintra, o que existe, já não é mau de todo...
Oscar- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 1511
Localização : Mafra
Data de inscrição : 25/02/2009
Re: sistema de gestão de ocorrências
Fiquei esclarecido. Isso sim é cooperação!
Hasta la vitoria...siempre!
Alexandre Silva.
Hasta la vitoria...siempre!
Alexandre Silva.
Alexandre Silva- Quase Comandante!!
- Número de Mensagens : 390
Idade : 48
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/10/2007
Re: sistema de gestão de ocorrências
Aqui por Cascais também temos a funcionar desde Janeiro deste ano um sistema interno de gestão de ocorrências com georeferenciação e base de dados de individuos identificados. É estilo um SEI mas mais pequeno e só para nós. Dá para colocar anexos (fotos e pdf´s) e umas coisas mais. É um grande avanço de facto.
couxaolm- Agente de 2ª Classe
- Número de Mensagens : 52
Localização : Cascais
Data de inscrição : 27/03/2009
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos